9 maneiras de encontrar ideias de tópicos para conteúdo

Uma das partes mais demoradas do marketing de conteúdo é encontrar novas ideias de tópicos de conteúdo para direcionar em seu blog, discutir em seus vídeos ou postar em seus canais de mídia social.

Se você publica um ou dois artigos por semana, isso não é um problema, mas se planeja dimensionar seu marketing de conteúdo, você precisa de uma maneira de ter novas ideias rapidamente.

Tentei pesquisar no Google a palavra-chave “ideias de conteúdo” e descobri que há muitos guias que oferecem 30 maneiras, 40 maneiras e até guias que mostram até 200 maneiras de encontrar ideias para tópicos de conteúdo. Na verdade, não preciso de tanto, e acho que você também não. Se você tentar seguir todas as sugestões, provavelmente perderá tempo.

Experimentei um projeto que precisava publicar conteúdo com rapidez e precisão, e nosso plano foi minuciosamente implementado nas etapas de planejamento e análise. Completo não significa longo, porque estamos usando apenas algumas das nove maneiras de encontrar ideias de tópicos de conteúdo que explicarei abaixo.

Como encontrar ideias de tópicos para conteúdo

Nossa maneira de fazer as coisas também nos ajudou a aumentar o tráfego de forma constante e rápida em apenas 4 meses de implementação do projeto, e continua a crescer de forma constante. Se você estiver com pressa para ver nosso projeto de teste de demonstração, role até o final deste artigo.

Que tal novas ideias de tópicos para conteúdo
É simples, experimente comigo experimentar completamente as 10 maneiras abaixo para deixá-lo mais confiante ao abordar seu próprio tópico:

Da Pesquisa Google
Do Google Tendências
A partir de ferramentas de pesquisa de tópicos (SEMRush, keywordstool.io, Google plan,…)
Da resposta à comunidade
Do site de um concorrente
Pesquise no YouTube
De recursos instrucionais on-line
Google Analytics
Console de pesquisa do Google

COMECE A APRENDER DE CADA MANEIRA

1. Pesquisa Google
A melhor ferramenta para ter ideias de tópicos de conteúdo é o Google. Às vezes, isso é tudo que você precisa para encontrar novos tópicos para seu marketing de conteúdo.

Sugestões de pesquisa do Google

Acesse Google.com.vn e comece a inserir as palavras-chave do tópico principal. Conforme você digita, você notará que o Google faz sugestões. Termine de escrever sua ideia de tópico principal. Por exemplo, procuro dor de garganta e começo a digitar letras, começando uma letra por vez.

Google sugere a melhor pesquisa

Isso fornecerá uma combinação de tópicos que cobrem seus principais termos de pesquisa e outras palavras-chave populares.

Google “As pessoas também perguntam”

Por volta do final de 2018 e início de 2019, o Google fez sugestões sobre sugestões de perguntas que muitas pessoas também pesquisaram na forma de perguntas. No entanto, como eles ignoraram, não vi mais essas sugestões voltarem.

Portanto, vou ignorar esta pequena ideia.

Pesquisas relacionadas

A seção de pesquisas relacionadas na parte inferior da página mostra tópicos relacionados à sua pesquisa.

Pesquisas relacionadas ao Google

Tentei pesquisar com a palavra-chave “tag H1” e a pesquisa do Google sugeriu tópicos relacionados às palavras que pesquisei.

Recentemente, na página 2 dos resultados da pesquisa, não vejo mais palavras relacionadas aparecerem. Anteriormente isso estava disponível em qualquer página de busca do Google, agora o Google só exibe essa sugestão na primeira página de busca.

2. Tendências do Google

 

Uma lista de números de telemóvel na Europa é uma ferramenta estratégica para as empresas que pretendem aumentar a sua presença no mercado europeu. Com estes dados, as campanhas de marketing podem ser altamente segmentadas e personalizadas, aumen Lista de números de telefone celular na Europa tando a eficiência do alcance. A utilização desta lista pode ajudar as empresas a reforçar o envolvimento, melhorar as conversas e maximizar os seus resultados no competitivo mercado europeu.

O Google Trends é uma ótima ferramenta para pesquisar tópicos e ideias, mas percebi que poucas pessoas o utilizam. É uma das boas maneiras porque lhe dá uma vantagem sobre seus concorrentes.

O principal motivo para usar as tendências do Google é encontrar tópicos de tendência relacionados ao seu setor. Esta não é uma ferramenta para fazer pesquisas completas de palavras-chave, mas pode fornecer algumas sugestões sobre os tópicos amplos pesquisados ​​no Google.

Embora a ferramenta seja fácil de usar, para fazer algo com ela você precisa tentar combinar pesquisas.

Como primeiro passo, acesse o Google Trends e insira seu tópico principal

Tendências do Google

Você deve ter notado que, para a maioria das pesquisas, o Google oferece duas opções: “Termos de pesquisa” ou “tópicos”. Esses dois produzem resultados diferentes, então você terá que tentar os dois.

Comece com um termo de pesquisa na Internet e repita o processo de pesquisa de tópico.

Ao clicar em Pesquisar, você verá que tem várias opções para restringir seus resultados. Você pode escolher uma região específica, período de tempo, categoria e tipo de pesquisa (Google, Youtube, Pesquisa de imagens, etc).

Atualização:  o Google agora está suspendendo este Trends. Gradualmente, ele suga o sangue e desenvolve objetos excessivamente carregados.

3. Use ferramentas de pesquisa de tópicos

Este é um trabalho indispensável do VietNet ao criar um arquivo de planejamento completo para um projeto. A ferramenta que usamos com frequência é keywordstool.io. Você pode usar muitas outras ferramentas boas, como SEMrush, ou qualquer outra ferramenta que você conheça.

Gosto de usar o keywordstool.io porque, há muitos anos, quando usei o Google Keyword Planner e o Keywordtool.io gratuitamente, descobri que os resultados eram muito próximos. (No passado, ambos eram gratuitos, mas agora estão aproveitando ao máximo)

Primeiro, você acessa o site

Aí você entra no tema de seu interesse e a ferramenta te retornará uma lista bem grande organizada em ordem de ganhar mais -> menos.

Ferramenta de palavras-chave.io

As informações estão organizadas em uma interface muito fácil de usar que é uma boa representação visual de todos os tópicos relacionados à sua ideia principal.

4. Da resposta à comunidade
Uma das formas de ter temas muito bons, necessários e próximos dos usuários é respondendo às dúvidas da comunidade em campo. Isso é adequado para todas as áreas e para sites orientados a conteúdo de estilo especializado, será ainda mais necessário.

É por isso que você deve participar de grupos relacionados à área em que atua

A boa notícia é que existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar nisso. Uma delas que apresento a vocês é a ferramenta Responda ao público

Você acessa a ferramenta e explora os recursos de análise, estou usando gratuitamente

5. Análise dos concorrentes

Para encontrar ideias de tópicos de conteúdo entre a concorrência, tudo que você precisa fazer é espionar seus concorrentes. Eles provavelmente fizeram o trabalho duro e você pode tirar vantagem disso.

Existem duas maneiras de usar os sites de seus concorrentes para encontrar novas ideias de conteúdo:

Primeira forma : verifique detalhadamente o site deles, principalmente o blog. Observe os tópicos que eles cobrem em seus artigos ou no canal do YouTube e use qualquer um dos métodos acima para encontrar ideias semelhantes que você também pode segmentar.

Seu objetivo não é copiar a programação de publicação, mas usá-la como fonte primária para encontrar ideias que funcionem para seu site e usuários.

Uma boa forma é assinar a newsletter para saber sempre que publicarem novos conteúdos em seu site.

Segunda maneira : A melhor maneira de descobrir quais ideias de tópicos são relevantes para seus concorrentes é analisar seu conteúdo e classificações por meio de uma ferramenta.

Existem muitas ferramentas que podem fazer isso, listo algumas das ferramentas mais populares como: Ahrefs, SEMRUSH, UberSuggest, Moz Explorer… todas podem fazer o trabalho.

Usando uma ferramenta, você pode descobrir em quais tópicos eles têm uma classificação elevada e quais postagens realmente direcionam tráfego para seu site.

6. Pesquise no Youtube

Ao entrar no mecanismo de busca do YouTube, que também funciona de acordo com o mecanismo de busca do Google, muitas sugestões são exibidas assim que você insere palavras-chave na caixa de busca.

Por exemplo, estou procurando um tópico que me interesse sobre minha saúde

Pesquisar no Youtube

O Youtube gentilmente me sugeriu alguns títulos que muitas pessoas estão procurando.

Por experiência própria, aconselhamos que você se atenha às ferramentas que o Google disponibiliza.

7. De fontes de tutoriais online
Deixe-me explicar minha ideia com mais clareza porque parece algo bastante vago

O que quero que você entenda é que tutoriais ou cursos online, esboços, índice de um livro, etc. estão todos divididos em tópicos e isso pode ser sugestões para você fazer conteúdo através desses índices.

Como exemplo prático, quando listei o que iremos abordar em nosso curso de treinamento de SEO NESTE LINK listei alguns tópicos que serão abordados no curso. Esses podem ser considerados subtópicos para você resolver o conteúdo.

Atualização: Nosso curso está suspenso desde 2017. Após a conclusão dos projetos urgentes, retornaremos em breve, mas com mais profundidade e filtragem de alunos mais completa.

8. Do Google Analytics

Lista de números de telefone celular na Europa

Se você está familiarizado com SEO e não conhece esta ferramenta, você precisa implementá-la e aprender todas as estatísticas desta ferramenta imediatamente. Quanto a ter ideias para novos temas, o Google Analytics vai te ajudar muito bem na expansão de temas antigos que já possuem tráfego.

Há muitas vantagens em fazer isso, sendo as mais importantes:

Primeiro: você sabe com antecedência o desempenho de tópicos específicos em termos de classificações e conversões. Portanto, ao publicar muitos conteúdos relacionados (mas não iguais ou muito semelhantes), você pode aumentar suas conversões.
Segundo: você já tem autoridade sobre os tópicos/palavras-chave que classifica e isso torna mais fácil a classificação para frases semelhantes.
Para ter ideias de conteúdo usando o conteúdo existente, você pode usar o Google Analytics e o Google Search Console (discutido na próxima etapa).

Faça login no Google Analytics e navegue até RELATÓRIOS -> TODO TRÁFEGO -> CANAL. Em seguida, no lado da fonte de mídia, selecione LANDING PAGE conforme mostrado abaixo

Página de destino do Google Analytics

Estas são as páginas que atualmente direcionam tráfego para o seu site.

Você pode detalhar ainda mais para filtrar o relatório por origem e mostrar apenas o tráfego dos mecanismos de pesquisa (aquele tráfego orgânico).

Isso eliminará qualquer tráfego obtido de redes aol email list sociais que não sejam necessariamente direcionadas e também excluirá qualquer volume de pesquisa paga (do Google Adswords, por exemplo).

O que você deseja descobrir é para quais palavras-chave esta página está classificada atualmente, mas o mais importante: quais palavras-chave ela está classificada na segunda e terceira páginas do Google (posições 11 a 30).

Pegue essas palavras-chave (que aparecem nas posições 11 a 30) e verifique se você ainda não tem uma página direcionada a essas palavras-chave em seu site e, se não, encontre o título exato do tópico para segmentá-lo.

Parece um pouco complicado, mas na realidade é bastante simples. O objetivo do acima é apenas encontrar palavras-chave relacionadas a palavras-chave nas quais você já possui classificações altas e criar conteúdo para promovê-las ao TOP.

Dica: ao criar um novo conteúdo, certifique-se de criar um link para ele a partir de suas páginas existentes. Isso ajudará o Google a descobrir novas páginas com mais rapidez e também a passar a classificação do PageRank de uma página para outra.

9. Console de pesquisa do Google

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google para webmasters. Entre outras coisas, ele pode informar quais páginas do seu site são mais populares na pesquisa do Google e para quais consultas.

Este conceito é semelhante ao que fizemos com o Google Analytics acima. Usaremos o console de pesquisa do Google para encontrar páginas de sites populares e tópicos/palavras-chave relacionados às nossas páginas principais, mas que ainda não tenham uma classificação elevada.

Aqui está o processo a seguir:

Faça login no Google Search Console e clique em RESULTADOS DE PESQUISA em DESEMPENHO (no menu esquerdo).

Clique no filtro DATE RANGE na parte superior da página e defina o intervalo estatístico conforme desejado. Por exemplo, os últimos 7 dias

Clique na guia PÁGINAS.

O que este relatório mostra são suas páginas mais populares no Google (em termos de cliques) nos últimos 7 dias.

Estatísticas de desempenho do Google Search Console

Clique em cada página para restringir seus resultados a uma página específica, para ver as palavras-chave pesquisadas, clicando em CONSULTAR

Essas são ótimas ideias de tópicos para direcionar novos artigos. Siga o mesmo procedimento explicado na etapa 8 acima.

Verifique se você já tem conteúdo direcionado a essas palavras-chave
Crie novo conteúdo
Adicione links internos bidirecionais
Por que as ideias de conteúdo são importantes para o Marketing de Conteúdo?
Agora você sabe como encontrar novas ideias de tópicos de conteúdo e também entende por que esse processo é extremamente importante para suas campanhas de marketing de conteúdo.

Muitos profissionais de marketing digital tendem a se referir à regra 20/80 quando se trata de marketing de conteúdo e especialmente de criação de conteúdo.

Construir uma estratégia de marketing digital é um fator muito importante que determina o sucesso de um projeto. Portanto, se você é o responsável  pelos resultados de um projeto, considere cuidadosamente o caminho de análise e planejamento para otimizar o melhor desempenho com investimento de dinheiro e tempo.

Na VietNet, nossos gestores planejam com clareza. E uma auditoria completa de marketing de conteúdo ajuda você a … aconselhamos que você leve a sério o importante acima mencionado e não perca tempo com ideias aleatórias, seguindo suas emoções ou escolhendo os temas errados. Se você errar no tópico, é provável que sua postagem ou vídeo falhe.

CONSELHOS DE ACEITAÇÃO

Você não precisa se complicar muito na pesq uisa do tópico de conteúdo. Tudo que você precisa fazer é usar 4 ferramentas:

Pesquisa Google (incluindo Pesquisa no YouTube)
Tendências do Google
Sua ferramenta analítica favorita
Dados do Google Analytics e do Google Search Console.
Faça isso regularmente. Não tenha pressa porque deseja realizar o projeto rapidamente e pular essas etapas de planejamento detalhado.

Projeto de demonstração que testamos: )

Os projetos que nossos clientes implementaram nas categorias de branding, distribuição de produtos, construção de uma imagem de especialista… são todos resumidos por nós a partir dos 9 passos acima. No entanto, sempre mantemos as informações dos clientes e não tornamos públicas as demonstrações.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *