Auditoria de conteúdo – o que é e por que você precisa pensar nisso? 8 fatos

Todo mundo repete ad nauseam que é preciso produzir conteúdo na internet. Assim, você preenche suas categorias e subpáginas de produtos com descrições. Você escreve artigos de guia e publica em seu blog. Você está familiarizado com comunicados de imprensa e artigos sobre sua empresa que aparecem em sites externos. Teoricamente você faz tudo com elegância, na prática: há uma chance de você queimar seu orçamento. E é aí que entra ELE – AUDITORIA DE CONTEÚDO no seu site e muito mais. Um documento que apontará seus erros e mostrará como resolvê-los. É uma solução para todos os problemas de conteúdo e uma visão ampla do conteúdo que você produz. Mas um passo de cada vez. Engraçado à parte. A seguir tentarei convencê-lo de que uma auditoria de conteúdo é algo em que você precisa pensar em um futuro próximo. Farei isso apresentando 8 fatos sobre auditoria.

1Auditoria e competição de conteúdo do site, ou seja, todos produzem conteúdo

Bem, talvez eu esteja exagerando e fui um pouco clickbait com o título. Mas há algo nisso. Muitos de seus concorrentes produzem conteúdo. Ao ler estas palavras, seu concorrente está criando um texto que aumentará a visibilidade de seu site para a frase “máquina de solda inversora até PLN 300” (surpreendentemente, 40 pessoas procuram uma por mês, o que dá motivos para reivindicar que todo mês 40 pessoas na Polônia ganham no máximo 3 centenas de graça e eu quero gastar em uma máquina de solda). Se 40 pessoas não o impressionam e você não vende máquinas de solda, você pode se convencer pela palavra-chave “vestido de noiva espanhol”, que 1.600 pessoas estão pesquisando este mês.

Mas direto ao ponto. Hoje, descrições de categorias, manter um blog corporativo ou escrever textos externos não são mais o elefante rosa no meio da sala. Não é nada extravagante. A maioria dos sites é organizada dessa forma. Portanto, não presuma que ao escrever 2 textos por mês você estará alguns passos à frente da concorrência. Vale a pena conferir.

E aqui chegamos ao primeiro fato sobre a auditoria de conteúdo de sites: ela relata com precisão quais atividades de conteúdo são conduzidas por lojas concorrentes. Bah! Para quais palavras-chave seus concorrentes estão visíveis e exatamente qual entrada de blog lhes proporcionou isso. Yaaaaaam!

2Os robôs do Google nunca dormem, e seus leitores dormem…

Eu não vou te trair. Um bom conteúdo no site é o meio-termo entre o que você quer dizer, o que seus leitores querem ler e o que deixará os robôs do Google felizes. Parece enigmático, mas a questão é simples. Antes de escrever outro post sobre por que vale a pena participar da Feira Internacional da Indústria de Carnes em Seul (não procure no Google, eu inventei esse evento) e mostrar fotos desse evento, talvez você deva ouvir as necessidades do seu clientes? Eles não buscam informações na internet sobre quem esteve na feira, mas abordam o assunto de forma pragmática:

O Latest Database oferece uma extensa lista de números do WhatsApp em todo o mundo para aprimorar seus esforços de nutrição de leads. Nossos Lista de números do Whatsapp contatos globais verificados do WhatsApp permitem uma comunicação personalizada e contínua com clientes em potencial, ajudando você a construir relacionamentos mais fortes e orientar leads pelo funil de vendas. Melhore as taxas de engajamento e conversão nutrindo leads de forma eficaz com os dados certos. Fortaleça sua estratégia com as listas confiáveis ​​do WhatsApp do Latest Database.

O que uma auditoria de conteúdo tem a ver com isso? Acontece que muito. Porque vai te dar a resposta à pergunta sobre o que seus clientes procuram, quais problemas eles relatam à tia Google, e vai comparar com o que você tem no site . Simplificando: ele verificará o quão sensível você é às necessidades dos usuários. E você está fazendo certo – porque o texto intitulado: “As salsichas kabanos são saudáveis? “X conselhos de um especialista Krupex” também precisa de análise de frases, otimização de SEO e links internos. Os robôs do Google não dormem.

3Alguém ao menos lê seu blog?

Ou talvez esteja tão silencioso lá como depois da morte de um DJ? Não adianta prever a partir do voo dos pássaros, você precisa ir ao Google Analytics e algumas outras ferramentas e verificar o que está acontecendo com o conteúdo do seu blog. São vários cenários, infelizmente só um que você vai gostar – aquele em que seu guia “Como escolher o calçado para correr no asfalto? 345 conselhos” não só é lido e visitado por 300 novas pessoas todos os meses, mas também graças a ele, essas pessoas compram os calçados esportivos recomendados.

Aqui está o que pode acontecer nas histórias restantes:

  • Primo: ninguém lê textos, mesmo o GA mais bem configurado não registra dados. O conteúdo é invisível às frases-chave e pouco interessa ao leitor.
  • Em segundo lugar, antes de mais nada: você escreve textos bonitos, você até tem empatia com as necessidades dos leitores, eles encontram na internet, entram… e saem rápido. Ninguém sabe por que a taxa de rejeição chega a 91%.
  • Em terceiro lugar, antes de mais nada: você escreve textos bonitos, as pessoas vêm, leem, provavelmente até gostam, mas por algum motivo não consomem outros conteúdos do seu blog.
  • Primo ultimo (ou algo parecido): pesquisam, entram, leem, curtem, mas o conteúdo que deveria converter não converte e ninguém escolhe a proposta do texto: “Um presente original para o Dia das Mães em 345 propostas”.

4Poucos conectam os pontos no mapa de conteúdo

Acontece também que a empresa tem consciência da necessidade de criar conteúdo e até sabe fazê-lo bem. Infelizmente, as ações são um tanto imprevisíveis. Por que? Porque não está incluso no plano de conteúdo – as postagens do blog são criadas separadamente, as descrições das categorias são criadas separadamente, outra equipe é responsável pela criação dos infográficos e até alguém cuida do YouTube. Legal, legal, mas e se olharmos para isso de forma ampla e apoiarmos um tipo de conteúdo com outro?

Acontece que é uma prática comum canibalizar entradas de blog com descrições de categorias , o que dá aos robôs um verdadeiro desafio e estimula a reflexão – eles se perguntam se devem mostrar a subpágina do produto (esses pepinos) quando perguntados “pepinos em conserva orgânicos” ou um blog entrada escrita exatamente com a mesma frase.

Ou você tem uma postagem no blog intitulada: “Que colchão devo escolher?” (essa consulta insere 480 pessoas por mês no campo do buscador) e você também fez um vídeo com o mesmo título, até um infográfico. E o texto não menciona o filme e o infográfico, tem um infográfico no post da rede social, mas ninguém falou uma palavra sobre o texto e o filme…

CONSELHO

Ataque de todos os lados. Dê ao leitor pleno conhecimento e tente mostrar a ele que você é realmente um mestre de conteúdo.

Mais uma vez você está se perguntando o que uma auditoria de marketing de conteúdo tem a ver com isso? Mais uma vez respondo: isso também será verificado.

5O SEO está sempre atento, então o que precisa ser melhorado?

Oh sim. Graças ao SEO, você não queima seu orçamento e chega onde precisa. E muitos clientes atuais e futuros amam você, e o algoritmo vê você com bons olhos. Você é o champanhe entre os sites. Porém, para que esta bela visão se concretize, tudo deve ser verificado e, se necessário, um plano de recuperação implementado.

Direto ao ponto. A auditoria de conteúdo detalha todos os URLs do site (gostaria de agradecer ao Screaming Frog aqui) – tanto aqueles que são Como criar um curso online? Tudo que você precisa saber categorias, subpáginas de produtos e endereços de entrada de blog. Graças a isso, também temos uma visão rápida de quais metadados, H1 ou HX, estão definidos em subpáginas específicas.

Também chegamos ao ponto de verificar quais palavras-chave uma determinada entrada de blog ou subpágina de produto está visível. Este não é o fim. Somos descarados o suficiente para comparar esses dados com os da concorrência direta e tirar conclusões.

6Você sabe quantos textos você tem que escrever? Uma auditoria de conteúdo resolverá isso!

Se eu classificasse as perguntas que me fazem em minha vida profissional, logo depois de “por que você mantém os pés na mesa?”, vem “por quanto tempo você deve escrever?” Levei muito esforço para finalmente explicar a todos que não há uma resposta única aqui . Que depende de muitos fatores e você precisa somar necessidades, oportunidades, demandas, demandas, ofertas e logaritmos de KPIs. Também precisaríamos fazer disso matrizes fatoriais, delta e multi-índices – seja lá o que isso signifique.

Mas falando sério. Temos ferramentas que mostram que um texto de blog intitulado: “Que relógio usar com smoking?” X estilos” era visível nas SERPs altas para a frase “relógio de smoking”, então deveria ter pelo menos 14.000 zzs e estar bem saturado com frases-chave

A extensão dos textos (em palavras) do TOP 5 com os quais você deseja competir nos resultados da pesquisa por esta palavra-chave é a seguinte:

Como você pode ver, a questão da extensão do texto, ou melhor, da resposta, não é uma questão de subir na bicicleta e pedalar. Você tem que acompanhar tudo, clicar, usar ferramentas e interpretar os dados coletados. Cada auditoria de conteúdo preparada pela minha equipe inclui informações sobre a extensão dos textos que mais interessam aos nossos clientes. Claro, o comprimento é apenas um dos indicadores – uma série de parâmetros de SEO de um texto específico devem ser adicionados, sobre os quais também escrevemos aqui. Isso é tudo e é isso.

7Como lidar com o caos de conteúdo do site?

E se você não tiver descrições de categorias – ou tiver descrições fixas? E se você não souber qual conteúdo de blog deve criar em breve? Relaxar. Aqui b to c database também entramos a todo vapor com uma auditoria e preparamos um plano de ação de conteúdo para os próximos três meses. Por que isso é tão importante? Você provavelmente não tem orçamento para produzir 10 mil textos de blog por mês e cobrir todas as categorias. Na verdade, provavelmente muito poucas pessoas têm um. E estou perfeitamente ciente disso. Você deseja distribuir as atividades ao longo do tempo – começando pelo que é mais importante. É por isso que damos a nossa recomendação e indicamos claramente quais áreas precisam ser “cuidadas” na primeira etapa.

Como é na prática? Quer vender mais isqueiros de churrasco (o churrasco nacional vai de maio a setembro), e a subpágina do seu site não fica visível nem para essas frases? Ou talvez você queira divulgar e educar a sociedade sobre o tema “Gravos líquidos para churrasco – por que vale a pena (ou não vale a pena;))”? Não importa se o texto sobre esses gravetos no seu site tem o título: “O que dá fogo”, tem 700 zzs (e no total vale a pena ter 3.828 zzs), tem frases-chave em apenas alguns lugares, e também não possui o alt apropriado, tag de título, etc.

8Conteúdo em um site de “foguetes” – você é citado?

Claro, isto é uma enorme simplificação. Trata-se de backlinks para o seu domínio, ou mais precisamente: para o seu conteúdo, que outras pessoas que escrevem para si mesmas postam. Como funciona? Você tem um artigo em seu blog sobre o que você deve prestar atenção ao escolher um aspirador de cravo (sério, isso existe). Esta é uma bomba tão substantiva que todos os blogueiros deste país, que escrevem sobre este aspirador de pó, se referem ao seu texto. Claro, fornecendo a fonte na forma de um link com o atributo dofollow ou nofollow. Você ganha links valiosos e o nome de um especialista. Mas. Para que isso aconteça é necessário um conteúdo bom, atual, substantivo e interessante. Tem certeza de que tem um desses? Esta é uma das questões de fronteira do marketing. Vale a pena saber a resposta para eles.

Dizem que <inserir cidades> não foram construídas em um dia… Bom, uma vez alguém colocou o primeiro tijolo e ENTÃO FOI. Isto é o que acontece com uma auditoria de conteúdo. Suas primeiras descobertas são tijolos, as próximas são argamassa de primeira classe e toda a auditoria é um edifício estilo loft em algum lugar de Nova York. Na verdade , trata-se de não queimar seu orçamento em atividades que não trazem nada . Você também precisa atingir seus objetivos e escrever conteúdo que será amado por milhões de pessoas. Suas ações devem ser coerentes, focadas no apoio mútuo e ordenadas. Em geral, você tem que superar a concorrência não só pela espessura da pintura, mas também pelo comprimento do carro, pela largura da estrada e pelas distâncias subsequentes que farão de você um CAMPEÃO. O caminho para o título é marcado por uma auditoria de conteúdo. Ele ainda é tratado como o irmão mais novo da auditoria de SEO e ninguém quer brincar com isso. Que pena. O pequeno tem muito a dizer e é legal.

Fala-se muito sobre auditoria de conteúdo de sites. E enquanto estamos conversando. eu vou dirigirwebinar gratuito sobre auditoria de conteúdo de site. Quero cobrir as informações mais importantes, mostrar essa auditoria por dentro e apresentar alguns erros básicos do marketing de conteúdo. Abordarei links, SEO (metadados, alts, tráfego e muito mais). Tudo baseado em um exemplo vivo.  Se o tema lhe interessa, reserve seu horário no dia 20 de maio de 2021, às 19h.

Scroll to Top