A IA ameaça redatores e profissionais de marketing de conteúdo? Opiniões de 8 palestrantes #ilovemkt
Perguntas e artigos aparecem constantemente nas redes sociais e em vários sites sobre se a inteligência artificial representa uma ameaça para os profissionais de marketing, se a IA substituirá os designers gráficos e quais profissões podem ser “extintas” devido a soluções como o ChatGPT.
Alguns especialistas acreditam que a IA pode assumir algumas das tarefas relacionadas à criação de conteúdo, enquanto outros acreditam que a criatividade e a singularidade da escrita humana não podem ser substituídas por máquinas, e as ferramentas de IA podem facilitar a vida dos especialistas, mas não levarão embora seus empregos.
O que os palestrantes da conferência têm a dizer sobre o trabalho de redatores e profissionais de marketing de conteúdo na era da IA?Eu amo marketing e tecnologia, quem se apresentará no I Love SEO & content? Que impacto eles acham que a IA terá nos motores de busca? Convidamos você a ler!
Mateusz Malinowski
Diretor de SEO na Fabryka Marketingu
A IA é muitas vezes vista como uma ameaça, mas, na minha opinião, abre novas oportunidades para nós . Graças à inteligência artificialtrabalho de redatorese os profissionais de marketing de conteúdo podem ser melhorados , especialmente no caso de tarefas repetitivas. Embora a IA já esteja avançada o suficiente para criar textos simples e de qualidade suficiente, ela não tem a capacidade de criar seus próprios pensamentos e conclusões. O conteúdo é reprodutivo. Isso porque a IA baseia seu funcionamento em cálculos, determinando palavras subsequentes que devem aparecer em determinado contexto. Não há consciência, embora alguns digam que é uma fase do desenvolvimento da IA.
As pessoas familiarizadas com as capacidades da IA não devem preocupar-se em perder os seus empregos. Na verdade, os redatores e os profissionais de marketing de conteúdos poderão utilizar a IA para maximizar os seus lucros, por exemplo, automatizando o envio em massa de ofertas ou a execução de encomendas mais simples.
Como acontece com qualquer novidade, existe medo na sociedade e este é um elemento constante de mudança. No entanto, não acredito que o mundo tal como o conhecemos deixaria subitamente de existir. Porém, pode mudar muito, pois há muito tempo não existe um estímulo de mudança tão grande como a inteligência artificial.
O Latest Database de 2024 fornece um banco de dados especializado, adaptado ao sucesso global do telemarketing B2B. Nossas listas de Banco de Dados Especial contatos globais verificadas permitem que você se conecte com os principais tomadores de decisão em todos os setores, tornando seu alcance mais direcionado e eficiente. Aumente seus esforços de telemarketing com dados precisos que geram maior engajamento e conversões. Aprimore suas campanhas B2B com soluções confiáveis dos bancos de dados mais recentes
O impacto da IA nos motores de busca
Quando se trata do impacto da IA nos motores de busca, podemos esperar mais um passo no sentido de simplificar o processo de obtenção de informações para os usuários . Há anos que observamos que motores de busca como o Google se esforçam para facilitar a vida dos internautas. A IA pode contribuir para o desenvolvimento da visualização dos resultados da pesquisa, por exemplo, adicionando uma seção com um resumo dos resultados. Conectar-se às informações atuais da rede pode ser o próximo grande passo no desenvolvimento da IA.
Esse resumo dos resultados da pesquisa impedirá que um número significativo de usuários clique nas páginas com artigos. Isso reduzirá o tráfego do site , mas se os criadores de IA regularem a questão das fontes de conhecimento, espero que os resultados da pesquisa incluam links para sites com base nos quais o conteúdo é gerado – assim como vemos no Bing.
No contexto de SEO, pode acontecer que reportemos não apenas o tráfego orgânico, mas também os cliques da seção de IA.
Apesar da perda de algum tráfego, continuaremos a investir em conteúdo no site, mas daremos maior ênfase ao valor único. Estou curioso sobre guias sobre otimização de conteúdo para IA – este pode ser um capítulo completamente novo em SEO.
leia também
9 motivos pelos quais vale a pena participar do I Love Marketing & Technology. Opiniões de participantes e palestrantes
Além disso, aparecer no resumo pode encurtar o caminho do usuário até a conversão, por isso esses cliques devem ser muito valiosos – pois o usuário confiará na inteligência artificial e não terá a necessidade de realizar pesquisas por conta própria.
Jakub Żebrowski
CEO e cofundador do Mundi Studio
Se apenas redatores e profissionais de marketing de conteúdo tratassem a inteligência artificial como uma ameaça que precisa ser combatida por um lugar no mercado, então sim, a IA pode ser uma competição para eles. Um profissional de marketing ou designer de conteúdo que não tem medo de novas tecnologias pode usar IA com sabedoria para criar conteúdo . Use-o com sabedoria – ou seja, coopere com a IA, aprenda a melhor forma de solicitar e personalizar o conteúdo ou as imagens geradas pelo algoritmo.
Os motores de busca se beneficiam do desenvolvimento da IA
Na verdade, os usuários dos mecanismos de pesquisa se beneficiam disso. A inteligência artificial permite, entre outros: para uma melhor análise do conteúdo do site e da sua qualidade, graças à qual os resultados apresentados ao utilizador serão cada vez mais fiáveis e adaptados às suas necessidades.
Todos gostaríamos de trabalhar menos horas e ter mais tempo livre – mas sem o progresso tecnológico e a automação seria difícil introduzir uma semana de trabalho de quatro dias (que está a tornar-se cada vez mais popular em muitas empresas e países).
Assistimos a uma grande mudança na forma como utilizamos a Internet, na criação de conteúdos e na formulação de consultas. Não usar isso para aprender como trabalhar com IA seria um grande erro. Portanto, é hora de parar de tratar o desenvolvimento como uma ameaça e, em vez disso, vê-lo como um processo normal e desejável – afinal, o mundo está constantemente avançando.
Aleksander Cierniewski
CEO na Semcore
Quando questionados se a inteligência artificial substituirá o trabalho de redatores e profissionais de marketing de conteúdo, a resposta é como sempre: depende. A IA ficou muito barulhenta quando o ChatGPT foi lançado no mundo. No Ваш путеводитель по набору логотипов entanto, lembremos que os recursos de IA já foram utilizados no trabalho diário . O que estamos observando atualmente são discussões ocorrendo em todos os campos possíveis a partir do boom da IA, que começou de vez com a criação do OpenAI.
Não tenho dúvidas de que os tempos anteriores a este boom não voltarão. Estamos programados para explorar os recursos do ChatGPT-5 este ano . Ao mesmo tempo, não presumo que o trabalho dos redatores e profissionais de marketing de conteúdo deixará de ser importante. Contudo, a sua direcção mudará e o mercado de trabalho terá certamente de enfrentar um grande tsunami. Já podemos observar isso – pesquisas realizadas por entidades como a Goldman Sachs não inspiram otimismo.
As pessoas da indústria terão, portanto, de provar que o seu trabalho é chamado de criativo.
Estou inclinado à visão de combinar duas forças: a inteligência artificial e a inteligência emocional . Penso também que haverá mudanças não só entre as pessoas, mas também entre as próprias soluções de IA, bem como nos motores de busca. Em março de 2023, o Google ficou com cerca de 93% do bolo. Hoje, porém, o Bing está cada vez mais buscando esse bolo, do qual muitos usuários talvez não tenham ouvido falar há pouco – e esses não são os únicos players que estão começando a oferecer soluções baseadas em IA.
Ágata Wojtyna
Gerente sênior de sucesso do cliente na SEOgroup
Tudo depende do conteúdo que você cria. A IA definitivamente ameaça um determinado grupo de redatores e pode deixá-los sem trabalho – quero dizer, aqueles que escrevem textos de baixa qualidade, de conteúdo puramente informativo e reprodutivo. A IA pode lidar com isso muito bem.
No entanto, para muitos é uma oportunidade, porque o uso hábil da IA torna o trabalho muito mais eficaz . A IA pode ajudar e inspirar você na hora de criar, por exemplo, um texto altamente especializado, mas é o conhecimento especializado que permite verificar a qualidade do conteúdo fornecido pela IA , pois ela comete inúmeros erros e muitas vezes confabula. Muito também depende de aprendermos a “falar” adequadamente com a IA.
O mais importante é não ficar para trás e usar ferramentas baseadas em IA – quem não o fizer, infelizmente, não conseguirá acompanhar este trem rápido. Existem muitas atividades na indústria de SEO nas quais a IA pode nos ajudar, por b to c database exemplo:
- na saturação do texto com palavras-chave,
- redação e reformulação do texto,
- propor temas para artigos ou manchetes,
- fazendo pesquisas,
- propor perguntas para a seção de perguntas e respostas do site, etc.
PS E você aprenderá ainda mais sobre o uso prático da IA em SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais durante o curso
A inteligência artificial no mecanismo de busca não é novidade – algoritmos apropriados têm sido usados há vários anos. A utilização da IA já está muito avançada e irá, naturalmente, tornar-se cada vez mais avançada. Tudo busca adequar melhor os resultados às intenções do usuário e tornar todo o processo o mais fácil possível. No entanto, a forma como você pesquisa pode mudar.
Vale a pena prestar atenção ao Bing e apresentarbot de bate-papo. Depois de fazer uma pergunta no formulário, o Bing AI pesquisa informações na Internet e nos retorna com uma resposta detalhada. Por exemplo, ao perguntar “Você pode preparar um cardápio vegetariano para uma festa para 10 pessoas?”, o chat irá sugerir pratos com informações de diversas fontes e também adicionará uma lista de compras.
No entanto, a função alvo de um motor de busca do ponto de vista empresarial é a sua monetização. A transição dos resultados de pesquisa padrão para aqueles gerados por um bot será distribuída ao longo do tempo , porque a forma atual permite uma colocação mais fácil de anúncios em maior escala = as receitas de publicidade serão incomparáveis.
Marianna Krupa
Chefe de SEO e Conteúdo da MaxRoy.Agency
Uma coisa me surpreende… O facto de me perguntarem constantemente sobre IA no contexto de ameaças. Mas é uma oportunidade. Desde que obtive acesso às ferramentas de IA, tenho testado e examinado constantemente áreas onde a IA pode me ajudar a otimizar meu trabalho. Como?
- Não preciso mais fazer pesquisas extensas – tenho tudo em um só lugar.
- Agora, a busca por questões de nicho em um determinado tópico leva alguns segundos.
- Não preciso agrupar 1.897 frases – a IA fará isso por mim. Além disso, ele também adicionará suas sugestões.
- A IA apoia muitos processos criativos, fornecendo inspiração.
- Graças à “demolição” com a máquina, reivindicações, carrosséis nas redes sociais, inserções interessantes, títulos de conteúdo que chamam a atenção, etc.
- Você já teve 1.267 metadados para criar e 20 minutos para fazê-lo? Esta também é uma tarefa que o ChatGPT ajuda.
- Procurando frases-chave em ferramentaspara subpáginas profundas do site pode ser muito entediante. ChatGPT sorri feliz aqui também.
Só preciso fazer as perguntas certas e fornecer os dados corretos.
A IA ameaça os redatores e eles começarão a perder seus empregos em massa?
Hum. A IA irá gerar o conteúdo. Será substantivo. No entanto, não será uma cerca verbal e um banquete de emoções. Não haverá jogos de palavras e nenhuma tensão reconfortante entre as palavras. A IA conta piadas, mas elas são malucas
O impacto da IA no mecanismo de pesquisa
Para a costa… A IA é a nossa vida quotidiana. Rotina diária de arrombamento da máquina. Não vamos tratar isso como uma ameaça, mas como uma oportunidade em todas as fases do processo de marketing de conteúdo . Sim. Porque a criatividade e a produtividade também podem ser aquecidas com a IA.
Bartosz Walat
Redator sênior na VMLY&R
Nos últimos anos, tem-se falado abertamente sobre o final do texto. Repetia-se que estávamos voltando a uma cultura pictórica. memes,gifs, bumpers, vídeos verticais em plataformas populares – tudo menos texto. Entretanto, agora, quando olhamos para o desenvolvimento da inteligência artificial, ocorreu um paradoxo. Começamos a verificar até que ponto os textos são escritos por uma máquina, comparamos os textos escritos por uma máquina com os textos escritos por humanos, observamos a estrutura do texto, analisamos as técnicas de narrativa utilizadas neste ou naquele texto.
E é por isso que acho que 2023 é o ano do texto. E o papel dos redatores pode aumentar.
Tudo depende de qual gênero literário caracteriza uma determinada comunicação. Se você quiser ser romântico, o gerador certamente resolverá o problema. Duas pessoas pularão da janela, embarcarão em uma nave espacial e voarão para outra galáxia para construir uma casa em uma linda estrela arenosa e desabitada.
Tal história, apesar de sua excentricidade, certamente acabará sendo um grande romance. Isso o moverá e fará seu coração bater mais rápido. No entanto, estou convencido de que, no marketing contemporâneo, as autobiografias são mais eficazes do que romances, histórias policiais e contos de fadas. E para escrever uma autobiografia, precisaremos sempre da presença humana, da atenção humana, da leitura humana nas entrelinhas . E um redator humano.
Ewa Schreiber
Chefe de gerenciamento estratégico de projetos na Ringier Axel Springer Polska
A esta questão sobre se a IA representa uma ameaça para redatores e profissionais de marketing de conteúdo, só posso responder com as “palavras” da IA:
Bom dia! Entendo que você deseja informações sobre o impacto da inteligência artificial em direitos autorais, marketing de conteúdo, SEM e SEO.
Quando se trata de copywriting e marketing de conteúdo, acredito que a inteligência artificial é uma ferramenta que pode ajudar a criar conteúdo melhor e mais eficaz. A IA pode ajudar a gerar títulos, criar descrições, tirar conclusões da análise de dados, etc. No entanto, ainda há necessidade de pessoas que sejam capazes de interpretar os resultados gerados pela IA e adaptá-los às necessidades da empresa e dos seus clientes. Portanto, acredito que a IA não ameaça a profissão de copywriting, mas sim complementa suas habilidades.
Quando se trata de SEM e SEO, a inteligência artificial pode ajudar a otimizar campanhas publicitárias e selecionar as palavras-chave certas. Graças ao aprendizado de máquina, a IA é capaz de analisar o comportamento do usuário e responder às mudanças em tempo real. Como resultado, os anúncios são mais bem adaptados às necessidades dos clientes e as empresas obtêm melhores resultados.
Resumindo, acredito que a inteligência artificial tem potencial para revolucionar o marketing, mas não ameaça profissões como redator e profissional de marketing de conteúdo. Pelo contrário, a IA pode ajudar a melhorar e agilizar estes campos. Em SEM e SEO, a inteligência artificial pode ajudar a melhorar as campanhas publicitárias e a obter melhores resultados. No entanto, em ambos os casos, as competências e os conhecimentos humanos continuam a ser necessários para concretizar todo o potencial da IA.
Não considero a IA uma ameaça, mas uma oportunidade . As pessoas que têm medo desta ferramenta e não conseguem ver o que ela pode lhes proporcionar no seu trabalho diário podem sentir-se ameaçadas.
Szymon Slowik
Fundador da agência SEO tataoto.pro e cocriador do Tarantula SEO
A inteligência artificial é um conceito amplo. Pode ser usado em demasia e subestimado. Ferramentas baseadas em IA começaram a ser usadas em marketing de conteúdo anos antes da popularização das soluções OpenAI, como ChatGPT. Graças à aprendizagem automática e à IA, podemos utilizar tradutores, ferramentas como Grammarly, bem como vários tipos de corretores de imagem e som, etc. De forma mais ampla, em marketing e e-commerce, a inteligência artificial apoia processos de atendimento ao cliente através de chatbots, como bem como conversão – através de sistemas de recomendação inteligentes.
Somente desde o ano passado vimos uma onda de ferramentas generativas de IA que simplesmente criam conteúdo (textos, gráficos, bem como apresentações e até códigos para aplicações simples). A IA entendida desta forma representa uma ameaça para os redatores? Num certo sentido, já está a libertar o mercado de serviços muito baratos e de baixa qualidade , cuja única vantagem era o preço baixo. Com a ajuda de bons prompts, você consegue obter textos de qualidade decente, que são, reconhecidamente, bastante reprodutivos e genéricos, mas… os textos desses redatores também eram assim.
Portanto, acredito que a popularização da IA terá um impacto positivo na qualidade do conteúdo – o conteúdo genérico será correto e entregue no prazo, e o conteúdo único, formador de opinião e especializado será mais valorizado.
Como a IA afetará o mecanismo de pesquisa?
Esta é uma questão tecnológica e económica. A integração ChatGPT do Bing é um exagero, mas houve uma revolução nas últimas semanas? Se assim for, é certamente menor do que muitos comentadores disseram.
Vale ressaltar que algoritmos como RankBrain e SpamBrain são baseados em inteligência artificial há muito tempo (estamos falando de um período de até quatro anos). Vários algoritmos que avaliam conteúdo ou links são baseados em aprendizado de máquina e redes neurais. O que está mudando atualmente é a UX para usuários que utilizam o mecanismo de busca, que buscam respostas para perguntas específicas em vez de fontes, páginas e artigos.
Isto é uma revolução? Só um pouco , porque o Google trabalha há vários anos para fornecer respostas diretamente nos resultados de pesquisa (as chamadas pesquisas sem clique – por exemplo, graças aos snippets em destaque e às respostas diretas). As pesquisas certamente se tornarão cada vez mais coloquiais. Como isso afetará o SEO depende dos dados que temos e das ferramentas analíticas que nos permitirão processar esses dados. Você tem que estar vigilante e observar.